Resumo do episódio
Chegamos a um episódio muito especial do nosso Ato Cast. Não só porque é o grand finale da temporada, mas também porque conta uma história que pra gente é muito importante. É o caso do Butiquim do Walter e de como o empreendedor Daniel Cerqueira se reinventou nessa crise com a iniciativa do seu amigo Fernando Dias e o apoio do Fórum de Outsiders. Desde o primeiro episódio, a missão do Ato Cast é apoiar os pequenos negócios a atravessar esse momento difícil, porque acreditamos que assim geramos impacto positivo para a sociedade. Mas testemunhar esse exemplo com resultados concretos é muito gratificante! Esse episódio vai te mostrar que se você encarar a crise como oportunidade, você pode manter seu negócio vivo e crescendo mesmo no meio de uma pandemia. Não sabemos quando tudo isso vai passar e esse pode ser o melhor momento para você experimentar uma ideia nova. Esperamos que essa história seja inspiradora para você, empreendedor, que ainda está receoso de dar o próximo passo.
O Butiquim do Walter
A história é curiosa. Daniel, que antes atuava na educação física e no ramo imobiliário, viu no Butiquim do Walter, um bar tradicional no bairro de Santa Tereza em BH, uma bela oportunidade para empreender. É isso mesmo, o dono do Butiquim não se chama Walter, mas o seu pai sim tem o mesmo nome e, pasmem, nasceu em 1962, o mesmo ano em que o bar foi inaugurado. Depois de tanto tempo já sendo conhecido assim e dessa coincidência incrível, Daniel achou melhor manter o nome e a tradição.
Com a quarentena muita coisa mudou. O Butiquim permaneceu fechado nos primeiros dois meses, sem renda nenhuma, esperando que tudo isso passasse logo. Mas Fernando, que além de membro do Fórum de Outsiders é também frequentador do bar e amigo do Daniel, sentiu que não podia deixar seu bar do coração morrer e se propôs a ajudá-lo. Assim como ele, Melissa Kotovski, empreendedora, consultora e também uma Outsider, comprou a ideia e arregaçou as mangas.
A adaptação do negócio
Antes da pandemia, o principal atrativo do Butiquim era a experiência do ambiente com amigos e boa música, com suas famosas noites de chorinho e de roda de samba. Mas como oferecer isso num cenário em que aglomerações são proibidas? Não dá. Por isso, Daniel precisou adaptar e, mesmo com algum receio, investiu no delivery. As comidas que o bar servia já eram deliciosas e agora elas ocupam o palco principal. Essa mudança de foco mudou também sua estratégia, que agora é voltada para a gastronomia em si e por meio dos canais digitais ele tem usado a criatividade para atrair mais clientes.
É claro que essa “virada de chave” não é tão simples. É normal sentir medo de mudar, mas é importante seguir em frente. Pesquise sobre o que está acontecendo no mundo, sobre os novos modelos de negócio, sobre empreendedorismo criativo e tantos outros assuntos que comentamos por aqui. A própria metodologia do Ato Cast pode servir de exemplo: busque ideias e soluções conversando com especialistas de ramos diferentes do seu negócio. Manter-se informado pode te dar mais segurança na hora de inovar e ter contato com pessoas de diferentes áreas pode te trazer ótimos insights.
Quanto ao Butiquim do Walter, esperamos que seja um exemplo que inspire outras MPEs. O Daniel já vê o delivery como algo que veio para ficar no seu negócio, mesmo quando as noites de música puderem voltar a divertir todo mundo. Incrível como uma adaptação para sobreviver nesse momento pode se tornar uma grande oportunidade de negócio!
O futuro do empreendedor
Não sabemos quando tudo isso vai passar, por isso é muito importante fazer o exercício de pensar no futuro e abrir a mente para novas possibilidades. Não conseguimos prever ou estar totalmente preparados para as mudanças que chegam sem pedir licença. Então, o que você pode fazer? Seja flexível, não se apegue ao que está posto só porque é assim que sempre se fez, se reinvente. Seja ágil, pense, planeje, mas não demore demais na teoria, teste, aprenda e melhore. Não menos importante, não se isole, você não está sozinho, conte com os parceiros, com os fornecedores e com os clientes fiéis como o Fernando. Tem muita gente que torce pelo seu negócio!
Faça como o Daniel, se abra para outras possibilidades. Com a incerteza sobre a retomada das atividades tradicionais do Butiquim do Walter, ele se prepara para o futuro investindo cada vez mais no delivery. Essa foi a forma que ele encontrou de atrair mais clientes e de criar conexão com eles. Além do mais, aprender novas habilidades e usar a criatividade são hábitos que devem ser incorporados na vida do empreendedor. A crise trouxe riscos e receios, mas também oportunidades de evolução dos negócios. Essa é a hora de experimentar, se reinventar, desenvolver novas competências. Não deixe os seus medos te impedirem de evoluir. Não fique parado. Seja quem você pode ser. Afinal, como disse a Melissa, primeiro o empreendedor se reinventa como pessoa para depois reinventar o negócio. Que tal começar agora?
Clique aqui e acompanhe a gente no Youtube, Spotify, Deezer ou onde mais você preferir! No Instagram você nos encontra como @ato.cast e fica por dentro de todo esse movimento feito para os pequenos negócios atravessarem a crise!
O Ato Cast é um podcast produzido por ATOEFEITO (@atoefeito) e WEPOD (@we.pod).
Conheça o Cast (Convidados)
Daniel Cerqueira
é um empresário no segmento de bares e restaurantes e dono do Butiquim do Walter há três anos, mas já pensava em ter seu próprio negócio há muito mais tempo. É graduado em educação física, área em que atuou por nove anos antes de trabalhar com vendas de fração de imóveis pela empresa WAM Brasil por quatro outros anos. @butiquimdowalter
Fernando Dias
é um executivo do segmento de previdência complementar, empreendedor e pai da Duda e da Gabi. Ele é graduado em administração, com especialização em previdência complementar pela PUC Minas e em gestão de projetos pela Fundação Dom Cabral. Ao longo da sua carreira atuou nas áreas de logística, compras, recursos humanos, além de fundos de pensão de grandes organizações como Mercedes-Benz, ArcelorMittal e FIEMG. @voa.nando
Melissa Kotovski
é empreendedora e acredita que a liderança é fundamental no empreendedorismo. Com muitos anos de experiência, é coach de performance de carreira e negócios e mentora de líderes. Ela é também especialista em educação e desenvolvimento para liderança. @melissa_kotovski | https://www.linkedin.com/in/melissa-kotovski-b3ab7bab/
Denise Eler
é referência em design thinking e sensemaking e tem cooperado com empresas nacionais e multinacionais em desafios de inovação e transformação cultural. Foi design manager no ISVOR FCA, head de customer experience na dti digital e é idealizadora do ATOEFEITO. É professora convidada na PUC Minas e na Fundação Dom Cabral, além de rodar seu próprio negócio de cursos e experiências na Sensemakers. É palestrante em temas como design thinking, customer experience, business agility e sensemaking. deniseeler.com | www.linkedin.com/in/deniseeler
TEM +
Aproveite também os conteúdos complementares. São materiais em formatos diversos, como vídeos, livros e reportagens, que selecionamos para você!